Harmonizando extremos: CoxIPA

IMG_20140422_203759
Nos encontros da Hildegarda sempre há um espaço pra falarmos de harmonização entre os estilo de cerveja e uns bons quitutes. Hoje mando uma ótima pedida pra quem não vive sem gosta de lúpulo: CoxIPA.


A receita de hoje eu conheci nos idos de 2013 em um evento cervejeiro de Ribeirão Preto, o IPA Day. No cardápio de quitutes do evento havia uma misteriosa Coxinha IPA, levada ao evento pelo bar Vila Dionísio. Essa coxinha tem a mágica capacidade de aumentar nosso paladar para o amargor do lúpulo. A receita dessa coxinha nunca foi divulgada e tive que viver de memória até o último feriado, quando tomei vergonha na cara coragem e resolvi deduzir os ingredientes pela memória que eu tinha dos sabores e usá-los para adaptar uma velha receita de família. E olha, se não ficou igual pelo menos cumpriu o objetivo excepcionalmente. O segredo é o tempero carregado: o curry no recheio e a páprica na massa, ou seja, quando forem fazer deixem o medo de lado e temperem bem!
Como o próprio nome diz harmoniza muito bem com IPAs e outros estilos com o lúpulo marcante, principalmente se forem de amargor. Eu harmonizei com uma Imperial IPA da Nøgne Ø, a Two captains. Foi memorável.

Vai bem com:

Bodebrown Perigosa
Invicta Imperial IPA
2cabeças Hi-5
Cervejaria Nacional Mula IPA
Júpiter American Pale Ale

Rogue Brutal IPA
Ballast Point Sculpin
BrewDog Hardcore IPA
Evil Twin Molotov Cocktail
Nøgne Ø Two Captains

IMG-20140419-WA0002

CoxIPA

Recheio

500g de sobrecoxa de frango sem osso e sem pele

Cheiro verde picado
1 ½ colher de sopa de curry em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de manteiga ou margarina

Massa

1 ½ copo de água (caldo onde o frango foi cozido)
1 ½ copo de farinha de trigo
1 colher de sopa de páprica doce
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
Sal e pimenta do reino a gosto

ovo e farinha de rosca para empanar (opcional)

Preparação:

Recheio:

– Cozinhe, em uma panela de pressão, a sobrecoxa de frango por cerca de 25 minutos (só a sobrecoxa e água, sem sal). Reserve a água que sobrar.
– Depois de esfriar, desfie a sobrecoxa com um garfo ou em um liquidificador (o liquidificador é muito mais prático mas com o garfo dá pra deixar muito mais desfiado).
– Em uma panela, derreta a manteiga, refogue o frango desfiado e vá temperando com o curry conforme seu gosto. Tempere com sal e pimenta e quando o frango estiver bem sequinho apague o fogo. Adicione o cheiro verde.

Massa:

– Em uma panela, adicione a água ou o caldo onde foi cozido o frango. Adicione a manteiga, o sal, a pimenta e a páprica na água (ou caldo) e aqueça até a fervura.
– Ao ferver, abaixe o fogo, adicione a farinha e rapidamente comece a mexer a mistura até a massa desgrudar da panela e formar uma “bola”. (Caso a massa fique seca demais, adicione 1 colher de óleo para acertar o ponto).
– Deixe a massa esfriar e sove-a com as mãos até que fique bem homogênea e que não grude ao toque

Modelagem e fritura:

– Pegue um pedaço de massa e faça uma bolinha de 3 a 4 cm. Coloque-a na palma de uma das mãos e aperte com a outra fazendo um disco com a massa. Não deixe a massa muito fina para que ela não estoure quando fritar.
– Faça uma conchinha com a mão e coloque o recheio no meio do disco de massa. Com a outra mão junte as bordas do disco em uma ponta e modele em forma de gota.
– Se quiser uma casquinha crocante na coxinha passe-a no ovo e depois na farinha de rosca.
– Frite-as em óleo bem quente até que fiquem douradas
– Coma sem dó nem culpa

Anúncios

Um pensamento sobre “Harmonizando extremos: CoxIPA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s