o importante é não ter medo de se arriscar.

Em nossos encontros, fazemos de tudo para privilegiar a criatividade e o esforço dos cervejeiros caseiros, além das marcas nacionais artesanais. No sábado agora no Hussardos Clube Literário, 18h, teremos uma criação do Lucas Augusto Meyer e do Vitor Ribeiro para experimentar.

O Lucas e o Vitor trabalham na Cervejaria Nacional e produziram essa breja. Aí fiz uma rápida entrevista, para contassem um pouco a respeito do que já está engarrafado, darem dicas e conselhos a quem pretende se arriscar heroicamente.


Qual a motivação para vocês fazerem cerveja em casa? Só não vale responder que é para beber.

Lucas: Meu foco em gastronomia sempre foi trabalhar com produtos artesanais, de pequenos produtores e/ou orgânicos. Quando descobri que era possível fazer cerveja em casa (com bastante trabalho, mas sem grandes dificuldades) resolvi tentar. Toda vez que abro uma garrafa que eu mesmo fiz não me arrependo e isso me motiva pra continuar fazendo e buscando sempre melhorar.

Vitor: Bem o processo de fazer cerveja me fascina, a transformação do malte em mosto, os aromas de caramelo tostado e lúpulo são deliciosos. Além disso tudo, pensar que, no final, vai surgir uma deliciosa cerveja (ou não, rs!!) é fantástico. E fazer todo este processo em casa é muito legal e causa um efeito engraçado de apego à cerveja.

 

Como funciona a colaboração entre vocês dois? As brassagens são feitas em conjunto?

Lucas: Essa foi a primeira vez que fiz cerveja com o Vitor, mas provavelmente não a última. Conversávamos sobre próximas cervejas que faríamos individualmente e resolvemos fazer juntos, juntando ingredientes e ideias que cada um tinha. O dia da brassagem foi mais tranquilo, por mais que fizemos duas no mesmo dia e o resultado ficou bem interessante.

Vitor: Na maioria das vezes, conversamos sobre ideias para novas receitas que fazemos individualmente. O caso da cerveja que degustaremos no sábado foi uma exceção, foi literalmente um brassagem colaborativa. Mas a nossa brassagem colaborativa é como um churrasco, uma reunião que fazemos para bater um papo beber uma cerveja e dar boas risadas e aproveitamos esta alegria para fazer cerveja. Pena que estas brasagens não são tão frequentes.

 

Pensando um pouco sobre o lado criativo: como idealizam o próximo estilo a ser feito? Quantas brassagens são necessárias para chegar a um resultado que satisfaça vocês?

Lucas: Tenho algumas ideias do que fazer nas próximas vezes, como uma cerveja com café outra com mel. Acho interessante a ideia de acrescentar outros ingredientes à cerveja e analisar a presença (ou não) deles no produto final, talvez pela falta de conhecimento e vontade de criar coisas novas. Se não desse tanto trabalho e eu tivesse estrutura, faria toda semana uma diferente!

Vitor: Bem, as ideias vêm de cervejas que degustamos e de ingredientes que queremos testar. Mas para isso estudamos sobre o processo de preparo e sobre as características do ingrediente. Acima de tudo testamos e como todo teste pode ou não dar certo. O importante é não ter medo de se arriscar.

 

O que vocês falariam para incentivar alguém que quer fazer cerveja em casa?

Lucas: Eu recomendaria que, primeiro, a pessoa fizesse junto com alguém que já faz e que depois prove como ficou. Se a pessoa não ligar pro trabalho que dá (mas por apenas um ou dois dias) e perceber o como é possível obter resultados incríveis provavelmente começará a fazer em casa em breve!

Vitor: Bem, eu diria o seguinte – fazer cerveja não é fácil, mas é muito legal de se fazer, pois cada etapa de preparo tem um algo diferente e fascinante e, o no fina,l o resultado é cerveja que você pode beber com seus amigos.

*  *  *

O Vitor estará conosco no sábado, poderá falar melhor sobre o processo criativo da breja ‘colaborativa’ e dar detalhes da receita e do planejamento que fizeram. [saiba mais como participar aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s